PT / ENG

A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X W Y ZAutores

Rui Cardoso Martins + Filmografia

Nasceu em Portalegre em 1967 e é escritor, argumentista e cronista a tempo inteiro.

Autor dos romances E Se Eu Gostasse Muito de Morrer (2006), Deixem Passar o Homem Invisível (2009, Grande Prémio de Romance e Novela APE), Se Fosse Fácil Era para os Outros (2012) e O Osso da Borboleta (2014).

Tem livros traduzidos em inglês, espanhol e húngaro e publicou contos em várias revistas nacionais e internacionais.

Autor do argumento e guião original de “Zona J”, que deu origem a um filme de longa-metragem com o mesmo nome (1998). Co-autor, com a sua mulher Tereza Coelho (jornalista e editora, falecida), do argumento e guião da longa-metragem “Duas Mulheres” (2009). Argumento escolhido como finalista do prémio da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA, 2010). É autor do argumento adaptado “Em Câmara Lenta”, de Fernando Lopes. Autor da longa-metragem “A Herdade”, a ser filmada pelo realizador Tiago Guedes no início de 2017.

Foi co-fundador das Produções Fictícias, autor do programa Contra-Informação e de várias séries dramáticas e de comédia.

É jornalista e cronista do jornal Público desde a sua criação.

Com as crónicas de «Levante-se o Réu», ganhou dois Prémios Gazeta de jornalismo.

Co-argumentista da série “Sul” (2019), da autoria de Edgar Medina e Guilherme Mendonça e realizada por Ivo M. Ferreira. Prémio Sophia da Academia Portuguesa de Cinema para Melhor Série/Telefilme e o Prémio Autores da Sociedade Portuguesa de Autores para Melhor Programa de Ficção.

Juntamente com Edgar Medina, Rui Cardoso Martins é argumentista e co-autor da série de ficção “Causa Própria”, realizada por João Nuno Pinto, com estreia marcada para 2022 na RTP1; e co-argumentista da série de ficção “Matilha”, um spinoff da série “Sul”, que será produzido em 2022.

+++