João Nuno Pinto nasceu em Maputo, Moçambique, em 1969. Vive em Lisboa desde os 5 anos. Os últimos anos têm sido divididos entre Lisboa e São Paulo, Brasil, onde residiu durante 9 anos.
Começou a sua carreira profissional em publicidade como Director de Arte e Director Criativo. Em 1998 foi para Nova Iorque onde se formou como realizador na New York Film Academy. Como realizador de publicidade dirigiu diversos filmes publicitários e videoclipes, premiados internacionalmente.
A sua primeira longa metragem, “América”, do qual é realizador e co-guionista, teve a sua estreia internacional no Festival do Rio em 2010 e foi distinguido com vários prémios como o de Melhor Realização no Festival Internacional de Sofia e no Festival de Cinema de Língua Portuguesa e Melhor Fotografia no Indie Lisboa.
Em 2020, estreou a sua longa-metragem mais recente, “Mosquito”, um filme passado durante a Primeira Guerra Mundial em Moçambique, filme que abriu a competição principal do Festival Internacional de Cinema de Roterdão e foi aclamado pela crítica.
João Nuno Pinto é o realizador da série "Causa Própria", produzida pela Arquipélago Filmes. A estreia da série será na RTP1, em 2022.
Filmografia:
Mosquito (2020)
Don’t Swim (curta-metragem, 2015)
America (2010)
Skype Me (curta-metragem, 2008)