Nascido em Portugal em pleno rescaldo da revolução de 1974 e no seio de uma família de actores, Ivo M. Ferreira esteve desde sempre em contacto com o teatro e o cinema. Iniciou a sua formação técnica e artística em Lisboa (Esc. Artes Visuais António Arroio), matricula-se na London International Film School e na Universidade de Budapeste chegando finalmente à China, destino que marcará para sempre a sua vida pessoal e profissional: monta uma pequena produtora em Macau e realiza o seu primeiro filme. Trabalha como fotógrafo, actor, produtor, encenador e desenhador de luz.
A convite da Exposição Universal de 1998, realiza uma premiada curta-metragem "O que foi" e pouco tempo depois dirige a sua primeira longa-metragem, Em Volta (2002). Em 2006 recebe uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para um curso de Escrita de Argumento leccionado pela London International Film School, o que o levou a lançar-se na escrita, e realização, de “Águas Mil” que faz uma considerável carreira entre festivais de Cinema em 2009. Em 2010 estreia comercialmente “O Estrangeiro” e “Vai com o Vento”, um comissionado pela RTP na celebração dos 10 anos do handover e outro sobre a emigração chinesa na europa.
O seu filme mais recente, “Cartas da Guerra”, longa metragem baseada no livro homónimo de António Lobo Antunes e produzida pelo O SOM E A FÚRIA, integra a Competição Oficial da 66ª Edição do Festival de Cinema de Berlim.
Neste momento encontra-se a preparar “Hotel Império”, uma longa metragem a filmar em Macau, apoiada pelo Instituto Cultural de Macau, e que foi selecionada para o SIFF PROJECTS, Shanghai.
Foi júri de festivais de cinema como: DocLisboa, Paris – Esssone, Inatel, Rush48 CCM.
Ivo M. Ferreira prepara com a Arquipélago Filmes a realização da série de ficção "Sul"