Edgar Medina nasceu na cidade do Porto em 1977. Master in Arts in Filmmaking da London Film School como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É sócio-fundador da produtora de Macau Inner Harbour Films, tendo trabalhado em diversos documentários e filmes de ficção nacionais e internacionais enquanto argumentista, realizador e produtor. Tem produzido conteúdos diversos para estruturas culturais e museus bem como publicidades e filmes institucionais. Leccionou, na qualidade de professor convidado, em algumas Universidades Portuguesas e no Instituto Politécnico de Macau.
Em Abril de 2015 funda a Arquipélago Filmes.
Co-Autor, argumentista e produtor da série de 9 episódios “Sul”, com estreia no Berlinale Drama Series Days de 2019 e exibida pela RTP1 em 2019. Prémios: Prémio Sophia da Academia Portuguesa de Cinema – Melhor Série/Telefilme; Prémio Autores da Sociedade Portuguesa de Autores – Melhor Programa de Ficção
Produtor, argumentista e autor com Rui Cardoso Martins da série de ficção “Causa Própria”,realizada por João Nuno Pinto, com estreia marcada para 2022 na RTP1; e produtor, argumentista e co-autor da série de ficção “Matilha”, um spinoff da série “Sul”, com o Apoio à produção audiovisual do ICA 2020, que será produzido em 2022.
Actualmente está a desenvolver “Pais Anónimos” com Susana Moreira Marques.
Alguns destaques: Produção e Argumento de Causa Própria (2022) • Produção e Argumento de Sul (2019) • Realização e argumento dos documentários: A construção de um símbolo (2014) e Dom Roberto (2014) e das curtas-metragens: Peixe-Aranha, Festival de Curtas de Vila do Conde (2009), Morning (2008); • Produção executiva de Mio Pang Fei (2014) de Pedro Cardeira (DOCLISBOA 2014); • Co-argumento da longa-metragem de ficção Cartas da Guerra (2014) de Ivo M. Ferreira; • Co-argumento de O Estrangeiro de Ivo M. Ferreira, Festival Internacional de Roterdão (2011); • Argumento de Ou Muchai, de Márcio Loureiro - RTP2 (2009); Co-argumento dos dois episódios da série Fado pelo Mundo, RTP 1 (2012); • Direcção de Som em diversos projectos como: A Macau de Manuel Vicente (2011) de Rosa Coutinho Cabral ou Vai com o vento (2010) de Ivo M. Ferreira.